Recent Posts
Ao utilizar este website está a aceitar o uso de cookies e da nossa política de privacidade.

O Sindicato

Informação sindical

Destaque

Tour da FNAM 24′ | 4ª Etapa

O Tour da FNAM24´ terá a sua 4ª etapa no Hospital de São João, no Porto, no dia 1 de março, entre as 8h15 e as 10h00.  A reunião decorrerá na Átrio Professor Hernâni Monteiro (Piso 2) e contará com a presença de dirigentes e dos advogados do SMN-FNAM para, entre outros assuntos, esclarecimento sobre o regime da Dedicação Plena.  Divulga e Participa! 

Destaque

Encontro Nacional de Internos | Coimbra | 6 de Abril

Realiza-se no dia 6 de abril, em Coimbra, o Encontro Nacional de Internos. Em breve divulgaremos o programa completo, o formulário de inscrição, as possibilidades de transporte e toda a informação relevante sobre o Encontro Nacional de Internos. Por agora divulgamos a data e o local para que todos possam desde já reservar o dia. Divulga e participa!

Evento Sindical

Eleições de Delegados Sindicais IPO

No dia 31 de janeiro vai proceder-se à eleição  de Delegados Sindicais no Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil E.P.E. (IPO) para o triénio de 2022-2025. A mesa de voto funcionará, presencialmente, na Sala 5 da EPOP, entre as 14h00 e as 16h00. Participe e divulgue!

Evento Sindical

Reunião de Médicos Internos no ULSAM

O SMN/FNAM vai realizar, no dia 27 de dezembro, entre as 11h00 e as 14h00, uma reunião de médicos interno no Auditório da Unidade Local de Saúde Alto Minho, que conta com a presença dos delegados sindicais Dr. José Pedro Ferreira e Dr. Paulo Passos, e ainda um advogado do departamento jurídico do SMN. Ordem de trabalhos: Participe! Contamos consigo! Nota: Esta reunião realiza-se ao abrigo da lei sindical, que permite a participação de TODOS os médicos, desde que assegurados os serviços urgentes.

Evento Sindical

Reunião de Médicos Internos no CHUdSA

O SMN/FNAM vai realizar, amanhã, pelas 14h30, uma reunião de médicos interno no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, nas salas A e B do Departamento do Ensino e Formação (Por cima do Auditório Dr. Alexandre Moreira), que conta com a presença do Dra. Joana Bordalo e Sá, da Presidente da FNAM, os Delegados Sindicais Dra. Ana Barbosa e Dr. André Carvalho, e ainda um advogada do departamento jurídico do SMN. Participe! Contamos consigo! Nota: Esta reunião realiza-se ao abrigo da lei sindical, que…

Evento Sindical

Eleição de Delegados Sindicais no Hospital de Braga

Vai proceder-se à eleição de Delegados Sindicais do Hospital de Braga, E.P.E, Dra. Ana Margarida Alves Bandeira Leitão Fonseca, Dra. Fernanda Maria Costa Nogueira e Paula Cristina Pereira Peixoto, para o triénio de 2022-2025. A mesa de voto funcionará, presencialmente, no dia 12 de dezembro de 2023, entre as 14h e as 16h30.O local da votação será no Hospital de Braga, Auditório 2 (piso -1).

Comunicados FNAM

Ministério de Manuel Pizarro despreza o SNS

Milhares de cirurgias canceladas são responsabilidade das políticas de Saúde do Ministério de Manuel Pizarro, que empurrou os médicos para a greve nacional entre 14 e 15 de novembro e em desprezo pelos utentes e pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). A adesão global de dois dias de greve nacional foi na ordem dos 85%.  As concentrações realizadas em Lisboa, Porto e Coimbra, no primeiro dia da greve, tiveram uma boa participação, com centenas de médicos a marcar presença nas concentrações…

Comunicados FNAM

Greve de médicos e manifestações pela defesa do Serviço Nacional de Saúde

Com a  greve para todos os médicos de dia 14 e 15 de novembro, na próxima terça e quarta-feira, e as manifestações do dia 14, terça-feira, às 09h00, no Porto (Hospital São João), em Coimbra (Hospital da Universidade de Coimbra) e em Lisboa (Hospital Santa Maria), os médicos mantêm a luta pela valorização e dignificação da sua profissão e pela defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os médicos lutam também pelo direito da população a um SNS acessível, universal e…

Comunicados FNAM

Etapa em Braga reforça mobilização

A FNAM reuniu com médicos cerca de meia centena de médicos do Hospital de Braga, no dia 7 de novembro, onde fez um ponto da situação do das negociações com o Ministério da Saúde, e reforçar o apoio aos médicos que entregaram as declarações de indisponibilidade em prestar mais do que as 150 horas suplementares legalmente exigidas por ano. Os médicos expressaram a sua preocupação na falta de equidade de condições de trabalho entre as várias especialidades que as propostas do governo…

Comunicados FNAM

Os desafios do exercício da profissão no interior

A 23º etapa da tour da FNAM realizou-se no Hospital de Chaves, para esclarecer os médicos sobre o processo negocial e comunicar o que ainda seria necessário para garantir um acordo que valorize a nossa profissão, com uma atualização salarial justa e condições de trabalho dignas. Durante a reunião foi possível tomar conhecimento dos problemas específicos dos médicos que exercem funções no interior do país. Os médicos sentem-se ainda mais abandonados e têm falhas em diversas especialidades, mas também no número…

Load more

Pareceres e artigos de opinião...

Artigos de opinião

Carta aberta ao próximo Governo

Dia 10 de março, os eleitores vão escolher o próximo Governo e há um conjunto de questões centrais para os médicos e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que desafiamos os partidos políticos a responder. Quando a democracia que nos construiu o SNS celebra meio século, somos obrigados a começar aí. Haverá, por parte do próximo Governo, vontade política para resolver o problema da falta de médicos do SNS, e de responder às suas necessidades? O próximo Governo será capaz…

Artigos de opinião

A greve nos tempos de cólera

Os médicos lutam para defender a sua carreira e o futuro do Serviço Nacional de Saúde, que tem vindo a ser alvo de um ataque sistemático, há décadas, às mãos dos sucessivos governos. Gabriel García Márquez escreveu sobre a importância do amor, sobretudo nos tempos sombrios, daí a razão deste tributo. O amor, um dos sentimentos mais nobres da espécie humana, que tantas vezes tem sido capaz de vencer mesmo perante as maiores adversidades, não foi sempre capaz de travar a…

Load more

Sobre nós

Sobre nós

O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE (SNS) é uma das maiores construções constitucionais da democracia portuguesa. Desde a sua criação, em 1979, que se concretizou o direito à proteção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social. No entanto, o subfinanciamento crónico do SNS, levado a cabo pelos sucessivos governos, tem colocado em risco a universalidade do seu funcionamento e a qualidade dos serviços. A pandemia COVID-19…

Load more