A Federação Nacional dos Médicos junta o Sindicato dos Médicos do Norte, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, defendendo os direitos, aspirações e interesses dos médicos e do Serviço Nacional de Saúde.
Encontre mais conteúdos FNAM em www.fnam.pt
Estatutos....
Comunicados FNAM...
Retirada dos critérios discriminatórios foi uma decisão inevitável – e uma vitória
Após a denúncia da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), junto da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), e corroborada, entretanto, por diversas organizações médicas e da sociedade civil, o recuo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e do Grupo de Apoio às Políticas de Saúde dos Cuidados de Saúde Primários (GAPS-CSP) é uma boa e inevitável notícia, que configura uma vitória, sobretudo, das mulheres. O grupo técnico da ACSS/GAPS-CSP tomou a decisão correta, sobre uma…
Discriminação de género na prestação de Cuidados de Saúde Primários
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) enviou uma exposição à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, denunciando uma situação de discriminação de género no âmbito da prestação de Cuidados de Saúde Primários em Portugal. Esta situação resulta da alteração de um indicador na monitorização do trabalho dos médicos de família, através da ferramenta «Bilhete de Identidade de Indicadores de Monitorização e Contratualização», numa área chave como a saúde da mulher. Podemos constatar que o indicador n.º 2022.434.01, que visa…
Limite anual de 150 horas extraordinárias para todos os médicos
Foi publicada a alteração ao Acordo Coletivo da Carreira Especial Médica que suprime o limite anual da duração de trabalho suplementar de 200 horas, impondo, finalmente, o limite anual de 150 horas para todos os médicos. Para a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), o importante agora é garantir que o limite seja cumprido, atacando a base do problema das horas extraordinárias. Com a publicação, no dia 26 de abril, da alteração deste diploma, através do Aviso n.º 8505-I/2022, no Diário da…
Regime remuneratório das USF-B e incentivos financeiros mantêm lógica de penalização das equipas
A Comissão Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF) da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) tomou conhecimento da criação de nove indicadores, que permitem avaliar as atividades especificas das Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B para o ano de 2022, por parte da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), através de um fórum online. Os nove indicadores criados são: 434.01: Índice de acompanhamento adequado em Planeamento Familiar 441.01: Índice de acompanhamento adequado em Saúde Materna 442.01: Índice de acompanhamento…
FNAM assinala abertura de processo negocial com Ministério da Saúde
A Federação Nacional dos Médicos reuniu, hoje, com a equipa ministerial, encabeçada pela Ministra da Saúde, Marta Temido. Tratou-se de reunião conjunta dos sindicatos médicos. A Ministra da Saúde manifestou abertura para encetar trabalho conjunto. A disponibilidade da Ministra da Saúde participar na reunião é interpretada pela FNAM como um sinal positivo, esperando que possa sinalizar uma mudança de postura na relação com os médicos, na legislatura que agora inicia. A FNAM teve a oportunidade de relembrar uma série de medidas,…
Pareceres e artigos de opinião FNAM...
FNAM envia pedido de reunião para a Ministra da Saúde
Carta enviada pela FNAM para o Gabinete da Ministra da Saúde que visa iniciar um processo negocial sério, objetivo e consequente, com vista a uma renegociação imediata do Acordo Coletivo de Trabalho.
Inquérito – O SMN vem divulgar alguns dos resultados obtidos e respetiva análise
Em setembro e outubro de 2021 o Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) realizou umaconsulta aos médicos, integrada num inquérito promovido pela Federação Nacional dosMédicos (FNAM) relativo ao incumprimento de medidas de compensação aos profissionaisde saúde, no âmbito do combate à pandemia de COVID-19 e previstas no Orçamento doEstado 2021, nomeadamente a atribuição de subsídio extraordinário de risco, valorizaçãoem 50% da remuneração do trabalho suplementar e atribuição de dias de férias adicionais.Assim, o SMN vem divulgar alguns dos resultados obtidos e…
FNAM disponível para reunir imediatamente com a Ministra da Saúde
A FNAM encontra-se disponível para reunir de imediato com a Ministra da Saúde, esperando que, desta vez, seja possível iniciar um processo de negociação sério, objetivo e consequente.
Projeto do Estatuto do SNS defrauda a Lei de Bases da Saúde e escancara a porta aos privados
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) enviou o seu parecer sobre o projeto de Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o Ministério da Saúde. Para a FNAM, este projeto propõe medidas que facilitam a privatização do SNS, ignora as carreiras médicas, propõe um regime de «dedicação plena» que promove o pluriemprego e relega para segundo plano a Saúde Pública.