A Federação Nacional dos Médicos junta o Sindicato dos Médicos do Norte, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, defendendo os direitos, aspirações e interesses dos médicos e do Serviço Nacional de Saúde.
Encontre mais conteúdos FNAM em www.fnam.pt
Comunicados FNAM...
O SNS não é uma manta de retalhos
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) tomou conhecimento de que a escala do serviço de urgência de Penafiel, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), e em Aveiro, no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), para o mês de outubro, por responsabilidade direta das suas Direções Clínicas (DC), está ferida de graves irregularidades, em particular na Cirurgia Geral. Era do conhecimento dos Conselhos de Administração (CA) do CHTS e do CHBV, bem como do Ministério da Saúde, que um elevado…
Rutura nos Serviços de Urgência é da responsabilidade de Manuel Pizarro
MANIFESTAÇÃO NACIONAL Dia 17 de outubro, às 15h, em frente ao Ministério da Saúde Acumulam-se episódios dramáticos, com mais de duas dezenas de hospitais em risco de ficarem sem Serviços de Urgência. Decisões irregulares de alguns Conselhos de Administração poderão afetar toda a restante atividade programada: consultas, exames, cirurgia e internamento. A FNAM exige um Ministro da Saúde que perceba de Saúde e que não desvalorize o risco de termos um SNS que não sobrevive sem um acordo que defenda a…
Número de médicos que se recusam a exceder as 150 horas suplementares dispara em todo o país
Com o efeito dominó a fazer-se sentir de forma muito significativa de Norte a Sul do país, tornou-se evidente que os médicos não vão recuar e não vão aceitar violar o seu compromisso profissional com os utentes a troco de uma obediência ilegal e irresponsável com a incompetência do Ministério da Saúde. Recordamos, sobretudo os médicos que estão a ser vítimas de pressão para que mudem de ideias, que é ilegal a colocação nas escalas de serviço de quem não quer…
Pareceres e artigos de opinião FNAM...
SMN intervém a favor de médicos internos do IPO do Porto
O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) – Federação Nacional dos Médicos interpelou o Conselho de Administração (CA) do IPO do Porto, após várias denúncias relativamente à falta de pagamento do trabalho suplementar efetuado por médicos internos em serviço de urgência interna. O SMN recebeu a comunicação do CA do IPO do Porto de que já se encontrava em pagamento o valor devido aos médicos internos, pelo que o SMN congratula-se pela ação desenvolvida. O SMN apela que todos médicos que…
ULSAM – Regularização do pagamento do trabalho suplementar do Hospital Conde de Bertiandos, Ponte de Lima
Chegou ao conhecimento do SMN que a ULSAM estava em falta com o pagamento a médicos, nomeadamente do Hospital Conde de Bertiandos – Ponte de Lima, mas também do Hospital de Santa Luzia, do trabalho suplementar prestado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 50-A/2022. Tendo em vista a resolução desta e de outras questões pendentes entre médicos e aquela Instituição, o SMN já havia solicitado uma reunião com o Conselho de Administração, marcada para o dia 29 de março. Fomos hoje informados que…
Análise à nova Lei de Saúde Mental
A Federação Nacional dos Médicos vem divulgar a análise sobre a nova Lei de Saúde Mental, que pode ser consultada, na íntegra. A nova Lei de Saúde Mental foi aprovada pela Assembleia da República, na generalidade, em outubro de 2022, sem discussão pública e sem serem ouvidas associações profissionais e de utentes/familiares, o que levanta sérias questões tendo em conta o seu conteúdo. Trata-se de uma Lei que envolve o direito fundamental à liberdade individual, e que condiciona esta liberdade ao acesso…