Recent Posts
Ao utilizar este website está a aceitar o uso de cookies e da nossa política de privacidade.

Federação Nacional dos Médicos

A Federação Nacional dos Médicos junta o Sindicato dos Médicos do Norte, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, defendendo os direitos, aspirações e interesses dos médicos e do Serviço Nacional de Saúde.

Encontre mais conteúdos FNAM em www.fnam.pt

Já segue a FNAM? Clique no canal que mais se adequa às suas necessidades.

Estão disponíveis os canais da FNAM no WhatsApp e no Telegram! Nestes canais iremos divulgar em primeira mão notícias que marcam o debate sobre a Saúde, os comunicados da FNAM e os eventos em agenda. Estamos também no Instagram, no Facebook, no Youtube e no X (antigo Twitter).  

Para quem não esteja familiarizado com a utilização dos canais, deixamos uma breve explicação nas redes sociais.

Comunicados FNAM...

Comunicados FNAM

FNAM exige a reposição imediata da legalidade no pagamento do trabalho extraordinário dos médicos

A FNAM exige a reposição imediata da legalidade do pagamento integral do trabalho extraordinário dos médicos e avançará para os tribunais caso o trabalho realizado não seja pago. A FNAM enviou uma missiva ao Ministério da Saúde (MS) de Ana Paula Martins a exigir que todo o trabalho diurno para além do período normal de trabalho seja pago, uma vez que o DL45-A é omisso quanto ao seu pagamento quando é prestado em dias úteis, e aos sábados entre as 7h00 e as 13h00, e…

Comunicados FNAM

Médicos espanhóis apoiam a luta dos médicos em Portugal

A Confederação Estadual dos Sindicatos Médicos (CESM) fez chegar o seu apoio e solidariedade à luta dos médicos em Portugal, na defesa da carreira médica, de condições de trabalho e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O apoio da CESM, principal federação de sindicatos médicos espanhóis, estendeu-se à greve que tiveram de convocar nos dias 23 e 24 de julho, exigindo salários justos e condições de trabalho dignas, face à ausência de soluções propostas pelo Ministério da Saúde que sejam capazes…

Comunicados FNAM

Greve com 75% de adesão são alerta ao Ministério da Saúde para negociar

A FNAM saúda todos os médicos que aderiram à greve e responderam, com grande unidade, a dois dias de paralisação de elevada adesão, com uma média nacional, em ambos os dias, de 75%. O Ministério da Saúde de Ana Paula Martins deve refletir sobre cada consulta e cirurgia adiada, que causa um enorme transtorno na vida dos utentes do SNS, do qual é o único responsável, uma vez que nada fez para garantir mais médicos no SNS.  A FNAM destaca igualmente a…

Load more

Pareceres e artigos de opinião FNAM...

Comunicados, pareceres, opiniões

Análise à nova Lei de Saúde Mental

A Federação Nacional dos Médicos vem divulgar a análise sobre a nova Lei de Saúde Mental, que pode ser consultada, na íntegra. A nova Lei de Saúde Mental foi aprovada pela Assembleia da República, na generalidade, em outubro de 2022, sem discussão pública e sem serem ouvidas associações profissionais e de utentes/familiares, o que levanta sérias questões tendo em conta o seu conteúdo. Trata-se de uma Lei que envolve o direito fundamental à liberdade individual, e que condiciona esta liberdade ao acesso…

Comunicados, pareceres, opiniões

Ministério da Saúde: falta de visão e vontade para resolver questões fundamentais

Na reunião com os sindicatos médicos, o Ministério da Saúde apenas foi capaz de apresentar uma proposta que se foca exclusivamente, e de modo parcial e transitório, na remuneração de uma parte do trabalho prestado em serviço de urgência, apesar de, nos últimos dias, a Ministra da Saúde e o Primeiro-Ministro terem reconhecido a existência de problemas estruturais como a principal razão para a dificuldade na retenção de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta proposta demonstra uma preocupante falta…

Load more