A V Conferência Internacional de Sindicatos Médicos realiza-se nos dias 25 e 26 de janeiro, no Palácio de Congressos de Alicante, e conta com a participação de mais de 200 dirigentes sindicais oriundos de países como o Brasil, Alemanha, Itália, Jamaica, Uruguai, Argentina ou os EUA.  A iniciativa é organizada pela Confederação Estadual de Sindicatos Médicos (CESM), o Sindicato Médico da Comunidade Valenciana (CESM-CV) e o Colégio Oficial de Médicos de Alicante (COMA). A FNAM, tal como dezenas de sindicatos a nível mundial, estará presente com uma delegação nacional focada em alargar as fronteiras do Manifesto Internacional em defesa dos serviços públicos de Saúde.

No programa da V Conferência, disponível na íntegra, destaque para os debates que vão abordar os principais problemas que afetam a profissão médica.

Os trabalhos estarão organizados em 6 mesas de trabalho e uma mesa de discussão, e alguns dos temas a abordar serão a saúde ocupacional, a comparação entre serviços de saúde públicos e sistemas privados, as condições de trabalho, as ações sindicais, a migração de médicos, a formação especializada e o futuro da profissão médica.

Será também uma oportunidade de reforçar laços com representantes de sindicatos médicos de todo o mundo, onde a delegação da FNAM procurará alargar o âmbito do acolhimento do Manifesto Internacional, não só pela sua importância substantiva, relativamente à proteção de serviços públicos de saúde, mas também como ferramenta de luta sindical para o próximo período.

Os trabalhos arrancam com uma conferência inaugural sobre a candidatura da relação médico-paciente a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.