DESTINATÁRIOS:
Médicos
DATAS: 28, 30 setembro, 7, 12, 14, 19, 21, 26, 28 outubro e 2 novembro de 2021
DURAÇÃO: 30 horas
HORÁRIO: Das 19h às 22h30, com um intervalo de 30 minutos
ENTIDADE PROMOTORA
SINDICATO DOS MÉDICOS DO NORTE
Rua Faria Guimarães, 718, 3º, 4200-289 Porto
ENTIDADE FORMADORA
Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação Lda.
ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA nas áreas da Gestão e da Saúde pela DGERT
FORMADOR – Dr. Luís Machado
Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.
OBJETIVOS
– Conhecer as diversas caraterísticas e especificidades da relação criada entre o profissional de saúde e o doente;
– Desenvolver as competências de comunicação na relação clínica;
– Compreender o impacto da satisfação e confiança do doente, na adesão terapêutica;
– Identificar, desenvolver e saber utilizar técnicas relacionais como saber observar, saber comunicar, informar, identificar sentimentos e atuar adequadamente perante os mesmos;
– Identificar o perfil individual de relacionamento clínico;
– Desenvolver competências de comunicação empática com o doente.
PROGRAMA
I – Comunicação e Relação Clínica: Introdução
Conceitos, modelos e enquadramento
Aptidões e capacidades envolvidas no processo comunicacional
Condições básicas fundamentais para uma boa relação clínica
Os principais erros cometidos na relação clínica.
II – A Construção da Relação Clínica
A importância do fator humano
A teoria das relações humanas
As bases da relação
III – A Importância da Comunicação na Relação Clínica
Comunicação e perceção
Interação e desenvolvimento da relação
Vantagens de uma boa comunicação
Perigos da comunicação para a relação clínica
IV – Competências Clínicas de Comunicação
O perfil comunicacional do profissional de saúde
Estratégias comunicacionais empáticas e assertivas
A comunicação não verbal
Comportamentos fundamentais para uma boa comunicação
V – Relação Interpessoal: Barreiras e Estratégias
Barreiras na relação
A desconfiança
O tempo
Os erros de perceção
Os julgamentos e preconceitos
O conflito na relação
Formas de lidar com os conflitos
Estratégias para lidar com o conflito e outras barreiras na relação
VI – Lidar com Emoções
Tipos de emoções
Funções das emoções
Estratégias de gestão emocional na relação
O efeito das emoções no comportamento
VII – Entrevista Motivacional
Princípios da entrevista motivacional
O modelo de mudança e os princípios da entrevista motivacional
Estratégias para lidar com a resistência à mudança
REGRAS DE FUNCIONAMENTO ONLINE
– O formador estará em direto com os participantes realizando a formação através da plataforma ZOOM;
– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras a definir pelo formador (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou na sessão subsequente;
– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
– Esta formação é certificada.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Número máximo de participantes: 20
As inscrições serão consideradas pela ordem de chegada, dando prioridade aos sócios do SMN.
A inscrição inclui:
Frequência do curso; Documentação; Certificado de participação – para quem solicitar, o curso pode incluir avaliação e respetiva nota no Certificado.
Sócios
120 € (com IVA já incluído a 23%)
Não Sócios
160 € (com IVA já incluído a 23%)
Condições de pagamento:
O pagamento deverá ser efetuado, até 5 dias antes da realização da Formação por transferência bancária para o SMN