O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) – Federação Nacional dos Médicos denuncia falha nos meios informáticos no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPVVC)  desde o dia 30 de julho, o que motivou a entrega de declarações de escusas de responsabilidade de vários médicos.

A falta de recursos informáticos, como o SClínico ou ao Registo de Saúde Eletrónico, resulta na impossibilidade de acesso a informações imprescindíveis para o atendimento doentes em segurança.

O SMN considera que a situação ocorrida transgride a vinculação a deveres éticos e deontológicos, como também à própria consciência de cada médico, uma vez que não se encontram reunidas as condições para a prestação de atividade clínica de forma correta.

O SMN enviou uma missiva urgente ao CA do CHPVVC a solicitar esclarecimentos e a  resolução da situação. O SMN relembra a responsabilidade que o trabalho dos médicos acarreta. É, portanto, vital que estejam reunidos os meios necessários para a boa prática médica, garantindo assim não só condições justas, dignas e favoráveis aos médicos, mas também a segurança e a qualidade do atendimento aos doentes.