O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN/FNAM) reuniu com os médicos internos do
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no dia 4 de julho, onde
foram partilhadas várias situações vividas no internato médico, denunciado o
desrespeito pelos tempos de descanso, o que coloca a segurança dos doentes em
risco.

O cumprimento do descanso entre jornadas e compensatório, após trabalho noturno, domingos e feriados, é essencial para a saúde e bem-estar dos jovens médicos que executam tarefas de alta responsabilidade. Há jovens médicos que se veem obrigados a trabalhar 30 a 36 horas de trabalho seguidas, o que põe em causa a segurança dos doentes.

Os médicos internos consideram ainda urgente que o CHUSJ regule as horas prestadas e acumuladas fora do horário normal, de forma remunerada ou repondo o tempo e descanso prescindido.

Além disso, há serviços onde os médicos internos de formação geral assumem diariamente a responsabilidade de dezenas de doentes internados, sem supervisão e escasso apoio.

O grupo de médicos internos do SMN/FNAM irá continuar a denunciar o desrespeito pelo seu trabalho e a munir o sindicato de argumentos para uma melhor intervenção junto das instituições, na defesa dos doentes e do Serviço Nacional de Saúde.