O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) reuniu com o Conselho de Administração (CA) do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto em 11 de janeiro, para reavaliação das condições de trabalho dos médicos.

Em novembro de 2022 os médicos do IPO do Porto viram-se obrigados a entregar minutas para reclamar o pagamento da majoração do trabalho suplementar em presença física e em prevenção. O SMN exigiu igualmente a regularização dos tempos das consultas de acordo com a leges artis, atualmente em incumprimento no Instituto, a correta classificação da severidade e dos grupos de diagnósticos homogéneos da Produção Adicional e o preenchimento das falhas crónicas nas escalas dos médicos no Serviço de Residência.

O pagamento da majoração do trabalho suplementar está em fase de resolução, aguardando-se o seu cumprimento na íntegra até 31 de janeiro, tendo o CA assumido o compromisso de resolver os restantes itens a curto prazo.

O SMN congratula-se por ter sido aceite pelo CA do IPO do Porto, a sugestão de abertura de concursos para as várias Direções de Serviço do Instituto, mas apela a que o processo seja transparente, justo e que os seus candidatos sejam devidamente escrutinados.

O SMN chamou a atenção do CA do IPO do Porto, que como subscritor do Acordo Coletivo de Trabalho das carreiras médicas, é obrigatória a negociação com os representantes dos médicos, de todos os regulamentos internos que contenham matéria laboral, estando o SMN totalmente disponível para o efeito.

O SMN privilegia a via do diálogo, mantendo-se ativo na defesa dos direitos dos médicos do IPO do Porto e na melhoria de cuidados prestados aos doentes oncológicos, não se coibindo de escalar para o contencioso sempre que necessário.