O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) tomou conhecimento que os médicos internos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E), com quem desde já se solidariza, denunciaram uma situação de caos no serviço de urgência (SU).

O SMN recebeu várias queixas relacionadas com insuficiência de recursos humanos, nomeadamente de médicos especialistas para preenchimento de escalas de urgência, colocando em risco a prestação de cuidados e a formação dos médicos internos.

Cumulativamente denunciam carência de vagas em enfermaria, com dezenas de doentes a aguardarem em maca no SU, com consequente incapacidade de monitorização dos doentes, atraso nos tratamentos prescritos e situações de indignidade humana, nomeadamente no que se refere às condições de higiene e à alimentação.

O SMN solicitou marcação de reunião ao Conselho de Administração do CHVNG/E.

Esta situação é mais um exemplo da má gestão hospitalar e da incapacidade deste governo em resolver, de forma diligente, a falta de recursos e condições de trabalho dos médicos no Serviço Nacional de Saúde, colocando em risco os cuidados que se prestam à população.