Por solicitação da Direção do SMN realizou-se, no dia 26.01.2022, uma reunião com o Conselho Diretivo da ARSN.

O objetivo principal desta reunião foi apresentar e reforçar as reivindicações enunciadas no comunicado emitido pelo SMN a 23.12.2021.
Seguidamente apresentamos as informações e resultados da reunião.

Necessidade de recrutar mais recursos humanos, nomeadamente médicos, enfermeiros e assistentes técnicos. A ARSN informou que foram contratados 1263 profissionais, dos quais 45 médicos. Informou também o elevado número de horas pagas em trabalho suplementar e a recente contratação de médicos no âmbito do concurso de recrutamento de profissionais que se encontravam fora do Serviço Nacional de Saúde. O SMN felicitou estas medidas e reforçou a importância da contratação dos profissionais disponíveis (e necessários) para assegurar as atividades COVID-19 e colmatar as ausências temporárias de profissionais nas Unidades. O SMN realçou a necessidade de mobilizar todos os recursos do SNS para as atividades de resposta à pandemia COVID-19 e de autorizar a realização dessas atividades em trabalho suplementar.

Importância de simplificar e automatizar procedimentos num sistema de informação “amigo do utilizador”. Neste ponto o SMN reconheceu as melhorias implementadas pela atualização da Norma 004/2020 da DGS, nomeadamente a redução das atividades médicas associadas ao Trace Covid. A ARSN reconheceu a necessidade da melhoria contínua dos sistemas de informação e informou estar em implementação, nas Unidades Funcionais, as centrais telefónicas digitais (TeleQ) e equipamentos de gestão de atendimento (quiosques eletrónicos).

Na reunião foi ainda discutido outro assunto de interesse dos médicos, nomeadamente:

Descanso compensatório por trabalho realizado em dias de feriado. O SMN solicitou que na ARSN, à semelhança de outras ARS e de orientações da ACSS, seja atribuído um dia de descanso a todos os profissionais que realizem trabalho em dias de feriado. A ARSN informou que iria rever esta situação e dar resposta ao SMN e aos profissionais.

O SMN continuará, por este e por todos os meios, a intervir e a lutar, junto da administração e do poder político, para que os direitos dos médicos e a defesa dos interesses dos utentes sejam respeitados, defendidos e concretizados, certos de que isto é essencial para a continuação e desenvolvimento do SNS!

A Direção do SMN

Porto, 08 de Fevereiro de 2022