O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) reuniu com o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia-Espinho (CHVNG-E), no dia 11 de Março.

Na reunião, o SMN apresentou vários temas, como a situação dos descansos compensatórios por trabalho nocturno e dos dias de descanso obrigatório, assim como os horários no Serviço de Urgência, os períodos de trabalho que têm sido praticados. O prémio de desempenho e o Subsídio Extraordinário de Risco no âmbito do combate à pandemia de COVID-19, a majoração de férias, o pagamento das horas de prevenção e o trabalho suplementar foram outros assuntos abordados. O SMN também pretendeu inteirar-se sobre os quadros e directores de Serviço e a contratação de prestadores de serviços.

Além destes assuntos, o SMN apresentou também os problemas que se têm verificado nas especialidades de Neurocirurgia e de Clínica Geral.

O CA adiantou estar em resolução a situação das horas de prevenção não pagas, assim como o incumprimento do pagamento do Prémio de Desempenho. Nesse sentido, o SMN pede que aos nossos associados que se encontrem nesta situação que enviem os créditos devidos, para serem reclamados.

Relativamente ao Subsídio Extraordinário de Risco, o CA informou que não existem quaisquer valores em dívida. Estão também a ser atribuídos todos os descansos compensatórios e não há qualquer situação, entre os clínicos gerais, de cumprimento de horários nocturnos ou de trabalho suplementar para os maiores de 50 e 55 anos.

A Administração do CHVNG-E informou também que o planeamento dos horários, com a devida antecedência, vai ser colocado ao respectivo Director do Serviço de Urgência e negou ainda a existência de horários que contemplam ao médico a prestação de trabalho em três fins-de-semana durante o período de um mês.

Por fim, o CA, através da Directora do Serviço de Recursos Humanos (RH), Dra. Dora Ventura, mostrou-se disponível para a análise casuística de qualquer reclamação. Por isso, o SMN apela aos associados que enviem os meios documentais que suportem as suas exigências e reclamações, de forma a poder intervir junto dos RH do CHVNG-E.

A Direcção do SMN

Porto, 17 de Março de 2022