Uma delegação do SMN-FNAM esteve, no dia 4 de junho, reunido com o Conselho de Administração (CA) da ULS de Braga, onde expôs os problemas laborais dos médicos, apresentou soluções e exigiu a sua resolução a breve trecho.

Na reunião, que decorreu com o CA da ULS de Braga, esteve presente a delegação do SMN-FNAM constituída pela Presidente do SMN e da FNAM, Joana Bordalo e Sá, Vice-Presidente do SMN, Cátia Martins, e os delegados sindicais Ana Margarida Fonseca (Medicina interna), Fernanda Nogueira (Cirurgia Geral), Paula Peixoto (Gastroenterologia), Ricardo Silva (Medicina Geral e Familiar), e a advogada Maria Antónia Beleza.

Em cima da mesa esteve a falta de pagamento do suplemento da Dedicação Plena (DP), onde o CA garantiu que será feito durante o mês de junho, e com os retroativos respetivos.

Abordou-se também o SIADAP, onde a nível hospitalar a avaliação não foi realizada nos biénios anteriores, nem a aplicação da aceleração do desenvolvimento das carreiras, havendo um compromisso para a sua regularização durante o mês de julho, com retroativos a 1 de janeiro de 2024.

Comunicámos as irregularidades do sistema de registo de assiduidade que usa a empresa Recursos, Ideias e Sistemas Informáticos, Lda. (RISI) que assume erroneamente “horas negativas” aos médicos, incluído a médicas com dispensa de horário para amamentação. Tal deve-se ao fato do RISI ter sido desenhado para o trabalho por turnos, que não assiste o trabalho médico. O CA reconheceu os seus constrangimentos na sua aplicação e acolheu a solução do SMN-FNAM para a elaboração de um regulamento interno, que contemple as regras de cumprimento de assiduidade e normas particulares de organização e disciplina e trabalho médico, com a participação do sindicato.

O SMN exigiu ainda que sejam dadas resposta às questões colocadas pelos médicos aos CA e serviço de recursos humanos. Privilegiamos a via do diálogo, mas prosseguiremos pela via judicial na defesa dos direitos dos médicos, recorrendo a todas as instâncias se necessário.