DESTINATÁRIOS: Médicos

DATAS: 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26, 31 de Maio e 2 de Junho

DURAÇÃO: 30 horas HORÁRIO: Das 19h às 22h30, com um intervalo de 30 minutos

ENTIDADE PROMOTORA – SINDICATO DOS MÉDICOS DO NORTE

ENTIDADE FORMADORA Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação Lda.

ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA nas áreas da Gestão e da Saúde pela DGERT

FORMADOR –  Dr. Luís Cardia

• Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade do Porto

• Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade do Porto • Formador em Auditoria da Qualidade

• Formador em Acreditação/Certificação de Unidades de Saúde segundo o modelo ACSA

OBJETIVOS

• Compreender o Modelo de Acreditação/Certificação de Unidades de Saúde em Portugal.
  • Compreender os standards do grupo I do Manual de Acreditação de Unidade de Saúde – Gestão Clínica, identificando os seus pressupostos e as evidências positivas a desenvolver.
  • Sensibilizar para a importância da auditoria como ferramenta da qualidade.
  • Compreender os conceitos, princípios e metodologias de auditoria da qualidade em saúde.
  • Desenvolver competências no âmbito das técnicas utilizadas para a realização de auditorias.
  • Planear e executar auditoria interna com base nos standards do grupo I do Manual de Acreditação de Unidade de Saúde – Gestão Clínica.

1. Modelo de Acreditação/Certificação de Unidades de Saúde em Portugal

– Programa Nacional de Acreditação em Saúde

– Certificação de Unidades de Saúde segundo o modelo ACSA

2. Manual de Acreditação de Unidades de Saúde – Gestão Clínica

– Estrutura do Manual

– Tipologia de Standards

– Bloco I – O cidadão como centro do sistema de saúde

– Bloco II – Organização da atividade centrada na pessoa

– Bloco III – Os profissionais

– Bloco IV – Processos de suporte

– Bloco V – Resultados

3. Auditoria da Qualidade em Saúde

– Norma ISO 19011: 2018 “Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão”

– Critérios, evidências, constatações e conclusões da auditoria

– Técnicas de auditoria: análise documental, entrevista e observação

– Listas de comprovação – Gestão comportamental da auditoria

4. Realização de auditoria interna da qualidade

– Planeamento

– Execução

– Fecho

METODOLOGIA

Dado atual contexto sanitário não é viável realizar uma auditoria presencial numa unidade de saúde, na qual participassem todos os formandos. Assim, a auditoria pedagógica será realizada individualmente por cada formando, idealmente tendo por base a unidade de saúde na qual exerce profissionalmente.

REGRAS DE FUNCIONAMENTO ONLINE

– O formador estará em direto com os participantes realizando a formação através da plataforma ZOOM.

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras a definir pelo formador (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou na sessão subsequente.

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação. – Esta formação é certificada.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Número máximo de participantes: 20

As inscrições serão consideradas pela ordem de chegada, dando prioridade aos sócios do SMN.

A inscrição inclui:

Frequência do curso; Documentação; Certificado de participação – para quem solicitar, o curso pode incluir avaliação e respetiva nota no Certificado.

Sócios 150 € (com IVA já incluído a 23%)

Não Sócios 190 € (com IVA já incluído a 23%)

Condições de pagamento:
O pagamento deverá ser efetuado, até 5 dias antes da realização da Formação por transferência bancária para o SMN (IBAN – PT 5000 350 651 003 663 589 2619).

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Descarregar documento [63.65 KB]