No passado dia 7 de maio de 2025, o Sindicato dos Médicos do Norte (SMN), representado pela Direção, Delegados Sindicais e Departamento Jurídico, reuniu com o novo Conselho de Administração (CA) da ULS Tâmega e Sousa.

A reunião teve como ponto de partida a missiva enviada relativa à integração dos médicos com Contrato Individual de Trabalho (CIT) pré-2013 na carreira médica, à luz da recente decisão do Tribunal da Relação de Guimarães que reconhece esse direito e os respetivos efeitos na progressão e valorização remuneratória .

Para além deste tema central, foram também abordadas outras questões relevantes, nomeadamente:

  • A caducidade dos contratos dos médicos após o término do internato médico;
  • O pagamento da produção adicional;
  • A aplicação do SIADAP e do acelerador de carreiras;
  • A aplicação da Dedicação Plena.

Registamos a  disponibilidade do CA para nos receber e discutir com abertura e espírito construtivo estas matérias. Foi-nos transmitido que, até ao momento, está a ser atribuído 1 ponto por cada ano não avaliado em sede de SIADAP, sendo aplicado o acelerador de carreira, o que tem permitido a progressão remuneratória de vários médicos.

 O Sindicato manter-se-á atento ao desenrolar dos próximos passos e continuará a defender com firmeza os direitos e interesses dos médicos da ULS Tâmega e Sousa. 

Reafirmamos o nosso compromisso com a justiça, transparência e valorização do trabalho médico e continuaremos a acompanhar de perto este processo, mantendo os associados informados de todas as evoluções.

A Direção do Sindicato dos Médicos do Norte