Assembleia-Geral da Federação Europeia dos Médicos Assalariados (FEMS) teve lugar nos dias 16 e 17 de maio de 2025, em Vila Nova de Gaia, numa organização da delegação portuguesa que inclui a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

O encontro reuniu representantes de mais de uma dezena de países europeus com o objetivo de debater questões centrais para a profissão médica no espaço europeu. Entre os principais temas em discussão destacaram-se:

  1. reconhecimento da profissão médica como trabalho penoso

👉 Consultar documento

  1. promoção de uma Declaração de Direitos Fundamentais da Força de Trabalho Médica
  1. A apresentação do projeto “Shaping the Future of Doctors”

👉 Conheça o projeto

🔹 Destacamos a importância da participação no inquérito europeu sobre a saúde dos médicos

👉 Responder ao inquérito aqui

A FNAM incentiva todos os médicos a participarem, contribuindo para um retrato realista e fundamentado das condições de trabalho médico na Europa.

A Assembleia contou com a presença da Presidente da FEMS, Dra. Alessandra Spedicato, e com delegados de diversas organizações médicas europeias, incluindo AEMHCEOMCPMEEJDUEMO e UEMS.

A agenda incluiu ainda a apresentação de relatórios nacionais sobre a situação dos sistemas de saúde e dos médicos em cada país, disponíveis para consulta:

👉 Relatórios nacionais

FNAM apresentou um retrato crítico e rigoroso do estado do SNS em Portugal, destacando a crescente degradação do acesso aos cuidados de saúde, a sobrecarga dos médicos e a ausência de medidas concretas para responder às necessidades da população.

👉 Relatório nacional – Portugal

A FNAM responsabiliza diretamente a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, por dar continuidade à política de desvalorização do SNS, dos seus médicos e demais profissionais de saúde, ignorando os alertas lançados desde o início do seu mandato.