Plataforma “Elevar o Hospital de Braga a Universitário, pelo SNS, contra a PPP na ULS de Braga” exige gestão 100% pública.
Mais de uma centena de pessoas apoiam a plataforma “Elevar o Hospital de Braga a Universitário, pelo SNS, contra a PPP na ULS de Braga”, apresentada publicamente, ontem, no Auditório da Sé.
A plataforma posiciona-se contra a intenção do Governo de avançar com uma Parceria Público Privada (PPP) na Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga e defende a elevação do Hospital de Braga a Hospital Universitário.
A ULS de Braga presta, atualmente, cuidados de saúde a cerca de 1,2 milhões de pessoas. Na conferência, os subscritores da plataforma alertaram para a falta de investimento público no hospital, nomeadamente na contratação de profissionais de saúde e em novas infraestruturas, como um bloco operatório adicional.
Em representação da comissão, José Lobato afirmou que «o objetivo é travar a batalha da PPP à ULS de Braga».
«O centro hospitalar de Braga tem todas as condições, só não existe se o governo não quiser. Estas decisões são políticas», acrescentou o responsável.
Carlos Silva, sociólogo que ajudou a reformular os termos da plataforma, destacou a dimensão e relevância da unidade hospitalar. «É necessário investimento público em primeiro lugar. O hospital é uma entidade pública de saúde de referência».
Sindicatos recordam impactos negativos da PPP Em representação do Sindicato dos Médicos, Paula Peixoto afirmou que «a experiência passada de PPP no Hospital de Braga foi um retrocesso» e acre- dita que «os modelos em gestão privada fragmentam», acrescentando que
«na FNAM» são «contra a mercantilização dos cuidados de saúde».
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Gorete Pimentel, recordou a experiência vivida pelos profissionais na época da PPP. «Sentimos na pele a precariedade».
A plataforma considera que a colaboração já existente entre a ULS de Braga, a Escola de Medicina e a Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, reforça a necessidade de atribuir ao Hospital de Braga o estatuto de Hospital Universitário.
In Diário do Minho
