ACCEM, CIT e Acordos empresa ordenados por data

terça-feira, 17 julho 2018 16:42

João Semedo

Morreu hoje o nosso associado João Semedo. À mulher e ao filho, o Sindicato dos Médicos do Norte expressa sentidas condolências.

Homem de muitas lutas, o João partilhou a vida profissional entre a Medicina e a Política. Sabendo quão exigentes são as duas, optou pela Política argumentado que esta trata "a sociedade mais do que as pessoas”. Dizia-o sabendo que entre a sociedade e o indivíduo não há contradição insanável, sendo, isso sim, polos de uma dialética comum geradora de novos patamares civilizacionais. Sabia também que a Medicina não se limita a cuidar da saúde das pessoas e a prevenir a doença, viver e morrer são duas realidades com que sempre nos confrontámos e com que temos de saber lidar na qualidade de cidadãos e como médicos.

Enquanto político, a preocupação com a saúde individual e coletiva está patenteada na defesa sem tréguas do modelo de Serviço Nacional de Saúde consagrado na Constituição da República. Mesmo quando pouca saúde lhe restava fez, tal como António Arnault, uma declaração de compromisso em defesa da Democracia, patenteada no livro comum: Salvar o SNS – Uma nova Lei de Bases da Saúde.

Publicado em SMN

« Julho 2020 »