Um dos sindicatos da Federação Nacional dos Médicos, o Sindicato dos Médicos do Norte (SMN-FNAM), estará presente na ação de protesto convocada pela Comissão de Utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro, às 15h30, em frente ao Hospital de Braga. No mesmo local decorrerá uma conferência de imprensa, onde será apresentado um diagnóstico da realidade vivida nesta unidade hospitalar.
Os médicos desconhecem o plano de contingência acionado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, tendo o SMN-FNAM já exigido a sua divulgação ao respectivo Conselho de Administração (CA).
Nas últimas semanas, tem-se assistido ao cancelamento de cirurgias não urgentes e a um agravamento significativo da pressão sobre a Medicina Interna. Na última semana, registaram-se cerca de 270 doentes internados, mais de 150 acima da capacidade habitual (120 camas). Houve equipas médicas com até 40 doentes atribuídos, situação apenas mitigada à custa do aumento do trabalho suplementar, com reforço temporário das equipas de internamento e do serviço de urgência.
O SMN-FNAM exige ainda explicações ao Conselho de Administração da ULS de Braga relativamente à suspensão do funcionamento do PET/CT, há pelo menos dois meses. Atualmente, vários doentes são transportados de ambulância para o Porto para a realização deste exame, regressando apenas no final do dia, após a conclusão de todos os procedimentos, o que implica que cada doente passe um dia inteiro fora de casa.
Adicionalmente, o SMN-FNAM questiona o facto de estarem a ser pagos exames de biópsias a laboratórios privados, que deixam de ser analisados no hospital devido ao bloqueio no pagamento aos médicos. Exigimos igualmente esclarecimentos relativamente à situação de doentes com aneurismas cerebrais rotos durante o fim de semana, que estão a ser transferidos para unidades hospitalares do Porto. Importa salientar que o Serviço Nacional de Saúde assume integralmente os cuidados nos centros de destino, pelo que esta opção representa um acréscimo significativo de custos para o erário público, nomeadamente com o transporte de doentes altamente complexos, para além de implicar um atraso no acesso a tratamento especializado, com potenciais consequências clínicas grave.
Para o SMN-FNAM, a solução passa por medidas estruturais, nomeadamente o reforço efetivo das equipas, o pagamento atempado do trabalho médico, a salvaguarda dos cuidados de saúde num dos mais importantes hospitais da região Norte e do país, bem como a elevação do estatuto do Hospital de Braga a hospital universitário.
Neste contexto, o SMN-FNAM e a Comissão de Utentes decidiram convocar uma conferência de imprensa, que terá lugar na próxima terça-feira, às 15h30, à entrada do Hospital de Braga, integrada numa ação de protesto.
