segunda, 06 dezembro 2010 19:44 Publicado em Quem somos

Estatutos do SMN

ESTATUTOS DO SINDICATO DOS MÉDICOS DO NORTE (Rev. 2012)

Ficheiro PDF em anexo.

Abre com Adobe Acrobat Reader.

Se não tem este programa instalado no seu computador, pode o programa para instalar no endereço seguinte: http://get.adobe.com/reader/

segunda, 11 outubro 2010 18:16 Publicado em Quem somos

História do Sindicato

A necessidade sentida por muitos médicos da existência de uma estrutura do tipo sindical que os representasse, levou a que em Janeiro de 1982, se realizassem as Primeiras Jornadas Sindicais Médicas do Norte, tendo deste encontro surgido uma comissão com a finalidade de promover todas as iniciativas que levassem à criação do Sindicato dos Médicos do Norte.

Esta estrutura tinha como objectivos:

• melhorar as condições de trabalho médico em degradação progressiva, a todos os níveis da caduca estrutura de saúde em Portugal;
  • a falta de garantia de carreiras aos médicos que por elas queiram optar, enquanto forma de proporcionar a permanente promoção profissional dos técnicos médicos;
  • a precariedade das regalias sociais resultantes da actividade médica, em particular por conta do Estado, designadamente os baixos salários auferidos, comparados com outros técnicos;
  • a necessidade de uma intervenção activa e organizada dos médicos na definição dos modelos de saúde, por forma a salvaguardar os seus legítimos interesses;
  • a inadequação estatutária e vocacional da associação profissional - Ordem dos Médicos - para a prossecução destes objectivos.

Foi assim que, em 13 de Novembro de 1983 se formou a Direcção Provisória do Sindicato, começando desde logo a sua actividade sindical.

Em 26 de Maio de 1983 realizou-se a 1ª Assembleia Geral Eleitoral, para eleição dos corpos Gerentes do SMN.

Desde 1984 que este sindicato promoveu encontros informais com o Sindicato dos Médicos da Zona Centro e Sindicato dos Médicos da Zona Sul, encontros esses que se tornaram mais regulares e onde se trocavam experiências, se definiam linhas de actuação e mesmo divisão das tarefas, acabando por criar raízes, frutificar e por se tornar imprescindível ao harmonioso e articulado desenvolvimento da actividade sindical médica a nível nacional.

Assim nasceu a Coordenadora Nacional dos Médicos, órgão sem estatuto legal, apenas gerido por regulamento acordado pelos 3 Sindicatos.

Tornando-se urgente dar estatuto legal e institucional à forma superior de organização sindical dos médicos, criou-se então a Federação Nacional dos Médicos, F.N.A.M., no dia 16 de Junho de 1988, no seu 1º Congresso Constituinte.

Características do meio geográfico

O Sindicato dos Médicos do Norte abrange a zona norte do país: distritos de Bragança, Braga, Vila Real, Viana do Castelo e Porto. Possui ainda associados ao norte do distrito de Aveiro.

segunda, 11 outubro 2010 18:14 Publicado em Quem somos

Morada
Rua Faria Guimarães, 718, 3º Andar
4200-289 Porto

Números de telefone

Fax

Endereço de correio electrónico

www.facebook.pt/sindicatomedicosnorte

segunda, 11 outubro 2010 18:13 Publicado em Quem somos

Horário de funcionamento

Serviços administrativos

Dias úteis, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 19:00.

Atendimento a sócios e não sócios pela Direcção

Dias úteis, das 15:00 às 19:00.

Apoio jurídico

Dias úteis, das 15:00 às 19:00.

Consultas

Segunda-feira e terça-feira (das 10:00 às 19:00), restantes dias, das 15:00 às 19:00.

Pesquisar por texto

Informação por datas