O primeiro Encontro Nacional de Internos da FNAM, em Coimbra, serviu para dar voz aos problemas e reivindicações daqueles que são um terço da força de trabalho do SNS.

“Discutir para construir” foi o mote do primeiro Encontro Nacional de Internos da FNAM, no dia 6 de abril, em Coimbra, que foi fiel ao lema e contou com uma intensa participação de todos.

Os trabalhos iniciaram-se com a discussão do Internato Médico, sob o ângulo do seu passado, presente e futuro, seguido de um debate sobre o assédio laboral nas instituições, o seu impacto na saúde mental e formas de o combater.

Os Médicos Internos assinalaram os principais desafios a nível Hospitalar, na Medicina Geral e Familiar, Medicina do Trabalho e na Saúde Pública.

Entendeu-se que é prioritário estabelecer horários que salvaguardem o tempo de atividade não assistencial, que contemple o estudo e a preparação da atividade assistencial, que sejam cumpridos os descansos compensatórios, o apoio à formação obrigatória dos planos formativos do internato médico, além de ajudas de custo ao transporte e habitação.

Sublinhou-se ainda a importância da humanização dos serviços, para que se cultivem ambientes de trabalho saudáveis, o que é fundamental para combater e prevenir o burnout.

Os internos reconhecem a importância da reintegração do internato na carreira médica e que é uma das primeiras linhas de reivindicações da FNAM.

No final do Encontro foi feito um apelo à sindicalização e ao trabalho sindical, no sentido de se reforçar a construção de uma FNAM cada vez mais plural e com todas as gerações representadas.

Para os interessados disponibilizamos as apresentações que foram realizadas no encontro:

O Internato Médico, o Passado.

O Internato Médico, o Presente.

O Internato Médico, o Futuro.

Assédio laboral.

Impacto do Assédio na saúde mental e estratégias de resolução.